sexta-feira, abril 29, 2005

Aventuras de um caloiro...

pelo menos nestas andanças, as de quem ousa mudar de sistema operativo.
Eu e os computadores sempre nos demos relativamente bem. Eu nunca os percebi muito, eles nunca percebem bem o que eu quero, mas vamos andando.

Como muita gente, sempre utilizei M$. Tudo, desde o sistema operativo até à aplicações de Office. Era o que havia, pelo menos na minha esfera de conhecimento. Já tinha ouvido falar em Linux, enquanto andava a estudar (já lá vão mais de dez anos), graças ao Teles. Até já tinha instalado uma distribuição de Linux, mas que era só o kernel e pouco mais. Para alguém como eu, que tinha calafrios só de ver um ecrã preto com letrinhas, aquilo não me pareceu muito promissor. Na altura apaguei a partição, voltei a pôr tudo M$ e nunca mais pensei no assunto. Até ao ano de 2004.
Por alturas de Outubro já tinha descoberto uma aplicação Office, que não sendo M$, é perfeitamente compatível com ela. Trata-se do OpenOffice.org. Na altura instalei a versão para Windows, e tencionava começar a desbravar mato para ver se conseguia dizer adeus de vez ao Office da M$. Entretanto, e graças a uma acção de formação que assisti, tive contacto com uma distribuição de Linux, CaixaMágica, na altura na sua versão 8. Eu diria que essa acção de formação mudou o meu computador. Acabei o acção de formação já com o CM instalado na minha máquina, para mais tarde ter mudado para RedHat-FC3. Desde aí tem sido uma aventura trabalhar no computador, mas tem valido a pena.

Sem comentários: