quarta-feira, fevereiro 06, 2008

A entrevista do Linus Torvalds

No momento todos parecem falar da entrevista que o Linux deu em que afirma que o sistema de ficheiros da Apple é uma verdadeira merda. (Por alguma razão a Apple anda às voltas com o ZFS da Sun para ver se o integra numa release futura).

Mas mais importante que esta provocação em torno do sistema de ficheiros, o Linus Torvalds referiu algo muito fundamental em relação quer a Apple quer a Microsoft:

O Sistema Operativo deve ser algo completamente transparente e ambas as companhias utilizam os respectivos OS para controlarem quer o software quer o hardware. Linus diz que os OSs servem no fundo para que estas companhias criem um sistema de Lock-In dos seus utilizadores, obrigando-os a continuamente gastar dinheiro. Não podia concordar mais com esta opinião.

Ainda para mais o fundador do Linux fez uma análise sem papas na língua sobre as perspectivas de evoluções futuras dos sistemas operativos, nomeadamente analisando a tendência dos fabricantes de hardware asiáticos começarem a ficar fartos de utilizarem OSes americanos no seu hardware, tendo que se sujeitar a esta escolha bipartida, sendo que um OS livre permite-lhes uma produção de hardware com os tweeks que desejarem.

Para além disso ainda abordou o facto de a equipa do kernel ter dedicado bastante tempo a lidar com as partes de gestão de energia tornando o linux mais amigo das baterias dos nossos portáteis e semelhantes...

No final, goste-se ou não do Linus, ele é ainda dos poucos tech guys que não tem papas na língua e coloca o dedo na ferida nos problemas da tecnologia hoje em dia. A entrevista dá alguns "pointers" para coisas a estar atento no futuro próximo.

1 comentário:

Maw disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante. Coloquei o endereço nos links do meu blog.