domingo, julho 06, 2008

Como Poupar o Disco Flash do Eee PC

O disco do Eee é limitado e ao contrário de outros computadores não pode ser substituído. Trata-se de um disco de 4G de memória flash, que tem a vantagem de ser mais rápida que um disco normal e também de não ter partes móveis, o que faz com que o Eee seja ainda mais resistente a choques e encontrões que os computadores com discos rígidos normais. No entanto o disco do EeePC não tem apenas vantagens uma vez que todos os dispositivos baseados em memória flash tem um número limite de vezes que se pode escrever para eles preservando a informação. Embora o limite seja relativamente alto (a Asus prevê que o disco funcione sem problemas pelo menos 5 anos, e mesmo aí ele começará a mapear as zonas "danificcadas") acontece que se tivermos um sistema operativo que ajude a poupar o número de escritas para o disco estamos naturalmente a preservar a vida do nosso EeePC.

O primeiro passo para extender a vida do disco é ter o máximo de memória instalada. Assim os dados estarão em memória e não será preciso utilizar um swap e portanto aceder ao disco. O asus eeepc aceita até 2GB de RAM e a ao preço que a memória se encontra este é o primeiro passo para evitar "gastar o disco rígido. Esta opção pode fazer aumentar o custo do Eee em cerca de 36€.

O segundo passo passa por fazer algumas alterações nas configurações do Ubuntu para que ele escreva o número mínimo de vezes para o disco. O primeira opção é evitar que os ficheiros de log sejam escritos para o disco. Em vez disso serão escritos para memória normal serão eliminados naturalmente de cada vez que se desligar o EeePC. Para isso edita-se o ficheiro /etc/fstab com:


$ sudo gedit /etc/fstab


e adiciona-se no fim do ficheiro as seguintes linhas:


# Move Log Files to Temp File System to extend Eee Hard Drive Life
tmpfs /tmp tmpfs defaults,noatime,mode=0777 0 0
tmpfs /var/tmp tmpfs defaults,noatime,mode=0777 0 0
tmpfs /var/log tmpfs defaults,noatime,mode=0777 0 0


segundo a Wiki do Ubuntu eles também aconselham a adicionar a linha


tmpfs /var/log/apt tmpfs defaults,noatime 0 0


mas tal não deveria ser necessário porque já adicionamos a directoria mãe /var/log.

Se alguém souber dar uma razão para incluir as 4 linhas em vez das 3 primeiras por favor diga-me, enviando um comentário, porque assim à primeira não percebi.

Se repararem nas linhas inluimos um parâmetro interessante que é o "noatime". este parâmetro indica ao linux que não deve registar nos ficheiros qual a hora do último acesso ao mesmo. Como a hora do último acesso é praticamente irrelevante, utilizar este parametro ao montar os volumes do EeePC é uma boa ideia (aumenta o desempenho do eeepc e poupa o disco). Por isso vamos também adicioná-lo à nossa raiz. No fstab deve ter uma linha que começa por


UUID=... /


Aí deve substituir a expressão "relatime" por "noatime" ficando com algo do género:


UUID=f3414867-f197-43af-84d6-d79397a09cff / ext2 noatime,defaults,errors=remount-ro 0 1


(atenção que o número que aparece no UUID é só um exemplo)

Por outro lado pode ter uma linha semelhante a estar para montar o cdrom. Ora, como o Eee PC não tem leitor de cd rom pode apagar essa linha ou então comentá-la colocando um "#" no início da mesma.

Grave o ficheiro /etc/fstab. Da próxima vez que fizer boot do EeePC as definições já estarão a funcionar.


Série EeePC 701
Eee PC 701 - Finalmente chegou ao mercado português
Como instalar o Ubuntu-eee no Asus Eee PC 4G 701
Como Poupar o Disco Flash do Eee PC

Sem comentários: