quinta-feira, julho 10, 2008

Hans Reiser apanha 15 anos! É o fim do Reiser FS?

Ultimamente Hans Reiser tem sido notícia pelas razões erradas no mundo linux. Em 2006 assassinou a mulher e de lá para cá foi condenado por homicídio em primeiro grau, que finalmente foi convertido em homicídio em segundo grau depois de ter ajudado a polícia a encontrar o corpo da mulher. Ora estes acontecimentos levaram a que muitas pessoas se interrogassem sobre o futuro do sistema de ficheiros ReiserFS que tantos apregoam como excelente para servidores, onde o volume de pequenos ficheiros (por exemplo email) é enorme.

O ResierFS neste momento encontra-se na versão 3 e estava a ser desenvolvida a versão ResiserFS4. No entanto com estes acontecimentos parece que ninguém quer tocar no projecto, por causa da associação do projecto ao homem.

Pode o ReiserFS vingar ainda? Poderá uma mudança de nome ajudar? Uma coisa interessante era se o na cadeia (e o Hans Reiser vai ter muito tempo pela frente, 15 anos pelo menos) deixassem que o Hans Reiser continuasse a trabalhar no sistema de ficheiros. Podia ser uma forma de se entreter e ao mesmo tempo ajudar a sobrevivência do projecto. Porque apesar de tudo o ReiserFS é um sistema de ficheiros excelente e é uma pena que bom código seja esquecido só porque o tipo que o inventou tenha tresmalhado...

Sem comentários: