sexta-feira, julho 04, 2008

Como instalar o Ubuntu-eee no Asus Eee PC 4G 701

A primeira coisa que há a fazer quando se compra um Eee Pc é tentar livrarmo-nos daquela coisa a que a Xandros chama de sistema operativo. Não por ser parecido com o Windows Xp, mas porque já está desactualizado em muitos aspectos (O Open Office por exemplo é o 2.0 quando no Ubuntu 8.04 já temos o 2.4 ou o Firefox - 2 vs. 3). Para além do mais a placa wifi parece funcionar apenas quando lhe apetece quando encontra um WPA2 pela frente (num AP da Asus por sinal, mas nem mesmo assim).

Para a primeira escolha de OS a instalar neste netbook ou umpc (como queiram) recaiu naturalmente no Ubuntu, principalmente porque quando se está a brincar com estas coisas mais vale começar em território conhecido e depois ir variando.

A melhor forma de começar com o Ubuntu no Eee Pc é começar com uma variante da distribuição que já tenha sido optimizada para o pequeno computador. Pode também fazer tudo à mão, mas o melhor é mesmo começar com o ISO produzido pela equipa do Ubuntu-Eee ( http://www.ubuntu-eee.com ).

A melhor forma de fazer a instalação é através de uma pen USB. Partindo do pressuposto que tem uma pen de 1GB à mão, siga as instruções existentes na Wiki da distribuição e terá uma Pen USB pronta a fazer boot no Eee.

O processo de instalação é perfeitamente normal, como se de um desktop se tratasse. Arranque em modo Live USB e depois faça a instalação. Uma questão que normalmente se coloca é a da utilização ou não de uma partição swap, e se o sistema de ficheiro deve ou não deve ser journaled. A ideia é que se pretende evitar ao máximo o número de writes e erases do disco SSD do Eee PC para assegurar a sua longevidade. Faz sentido, mas eu optei por instalar o ext3 e manter uma swap de cerca de 200Mb... e mais tarde configurar o Ubuntu para não escrever tanto para disco. Mas disso vou falar mais tarde.

Estas escolhas fazem ainda mais sentido para lhe facilitar a vida, uma vez que são os defaults de instalação do Ubuntu. Para além do mais o instalador funciona muito bem e em meia dúzia de passos e cerca de 10 minutos tem o computador instalado. Nunca foi tão fácil instalar um sistema operativo e nem os fanáticos da Apple poderão dizer o mesmo, apesar de agora o OS X ser apenas o 2º sistema operativo mais fácil de instalar à face do planeta. Desculpem, mas é verdade, se não acreditam tentem instalar o Ubuntu 8.04...

Depois disto o instalador pede para fazer um reboot. Retira-se a pen e o sistema arranca. A primeira grande diferença que se encontra é que o ambiente de trabalho parece o de um computador normal, não aquela aselhice da Xandros. A segunda é que tudo parece funcionar muito melhor.

Como todos os computadores, agora é altura de começar a costumizar o nosso Eee PC com Ubuntu, mas isso fica para o próximo artigo desta série dedicada a Linux no EeePC 4G 701 da Asus.

Série EeePC 701
Eee PC 701 - Finalmente chegou ao mercado português
Como instalar o Ubuntu-eee no Asus Eee PC 4G 701
Como Poupar o Disco Flash do Eee PC

Sem comentários: