segunda-feira, maio 02, 2005

FireFox 1.0 vs Opera 8.0

Ia começar a dizer bem do Opera, mas a coisa correu mal: não consegui escrever o post com o Opera. Pura a simplesmente não entrava na caixa para escrever o texto.
Mas a primeira impressão do Opera foi boa: abre páginas destinadas apenas a IE6. O que pode ser bom. Já me aconteceu não conseguir visualizar páginas porque estam desenhadas apenas para IE6.

Coisas positivas no Opera (em relação ao meu browser normal, o FireFox):
- por defeito organiza as páginas em Tab's. O FireFox também dá essa possibilidade. Nunca tinha tentado, mas parece-me bom.
- aparentemente é melhor a fazer downloads.

Coisas negativas no Opera (em relação ao FireFox):
- a função find não é tão agradável. É "normal", abrindo uma janela nova. No FireFox abre uma barra ao fundo da página, e a busca é automaticamente iniciada assim que se escreve alguma coisa.
- a versão gratuita tem uma barra de publicidade. Não que incomode muito, mas está lá a chatear.

Coisas negativas no Opera (em absoluto):
- não consigo escrever com acentos. Pura a simplesmente não os reconhece. Já mudei a linguagem para português, mas não resolveu o problema.
- o indicador de estado (indicando se está a carregar a página ou não) não é muito visível. Aliás, acho que tem, mas ainda não sei se o descobri.

Considerações finais sobre o Opera:
Acho que foi muito baseado no IE6. Pareceu-me que foi muito feito para trabalhar em ambiente M$. Não que isso seja defeito, é apenas uma qualidade pouco apreciada por mim.
Vou continuar a utilisar por mais uns tempos, em paralelo com o FireFox, mas parece-me que não vou ficar cliente.

1 comentário:

Unknown disse...

Aquilo que mais gostei no Opera foi a velocidade e os mouse gestures. Ainda não experimentei a versão 8.0 (apenas a 7.5). Quanto aos mouse gestures existem extensões para o Firefox que fazem o mesmo. Mas eu gosto daquela funcionalidade "out of the box". Por outro lado gosto do Opera ser Norueguês. Porque é um bom software feito na europa... mas isto sou eu a ser chauvisnista.. heheheh