sexta-feira, maio 06, 2005

Simply Mepis 3.3



A minha última aventura nos live linux foi o MEPIS 3.3. Trata-se de um sistema bastante interessante. A ideia de testar o que realmente se passava com este sistema residia nos boatos que corriam amiúde de que era capaz de detectar quase todo o hardware existente no mercado. Decidi testá-lo e fazer correr a sua última versão. Fui ao Website da distribuição e para minha surpresa percebi que estava a fazer download do SimplyMepis 3.3 - Simply porque vai haver uma versão completa constituída por 2 CDs. E para além do mais vai haver também um livro. Até lá, existe para download apenas a versão de 1 CD. Vale a pena? Foi o que tentei perceber.


:AMERICA
Há muitas distribuições de linux, em várias partes do mundo e com diversos "sabores" e esta parece bastante sólida. Depois de saber que é americana, percebe-se que o próprio desgin imposto à distro seja forte, grande e robusto. Numa imagem que os americanos gostam de ter de si. A verdade é que essa imagem não é desagradável. Até é bastante simpática.

:BOOT
A primeira vez que o fiz arrancar fiquei surpreendido pela quantidade de opções disponibilizadas pelo GRUB no arranque. Estes testes são efectuados PC num portátil onde normalmente acabo sempre com a resolução errada e só a opção do GRUB para seleccionar a resolução certa é um descanso. Depois, o processo de detecção do hardware correu lindamente e quando finalmente o processo acabou, somos deparados com o gestor de logins do KDE. Aí somos deparados com a escolha entre fazer login como root ou como demo (as passwords são respectivamente root e demo - isto parece um disparate, mas eu tive que fazer um reboot porque não reparei que as passwords estavam escritas no ecrã do Grub). Neste caso optei pelo root... afinal quero andar a brincar sem me preocupar com as permissões...

:KDE 3.3.2
Muito embora já esteja disponível o KDE 3.4 o SimplyMepis apresenta ainda a versão mais antiga (3.3.2). Bom? Mau? Opiniões. Eu gosto de andar a par do mais recente. O KDE3.4 é bom é melhor, mas apresenta ainda alguma juventude. Penso que aliás no caminho futuro do KDE espera-se pela versão 4. Até lá será o caminho longo das versões intermédias. A opção por uma ou por outra será função dos gostos pessoais. Para o utilizador comum, aquele que utiliza o desktop de forma simples, as diferenças serão mínimas e o que mais se pretende é facilidade de utilização de um sistema. Este, no fim do arranque apresenta desde logo uma série de ícones no desktop e para além dos habituais ícones das drives do computador, aparece um ícone para o script de instalação do Mepis no disco duro facilitando a instalação do mesmo.



:A INSTALAÇÃO
Ao contrário do Knoppix ou do Kanotix, que foram pensados para serem Live CDs que podiam ser instalados, o Mepis é uma distro para instalar que também corre como live CD. Quer isto dizer que o funcionamento como live CD é por vezes um pouco lenta e talvez errática quando comparada com os primeiros. Ao fim de algum tempo de trabalho, as necessidades de memória aumentam, o acesso a CD aumenta... e o sistema "pendura". O Mepis come muita memória a correr no modo Live CD... Por isso o melhor é mesmo proceder à sua instalação, onde se comportará como um Debian para não negar as suas origens...
Assim, se gostar do que viu e desejar fazer a instalação no disco, o desktop do kde tem um ícone chamado "Install Me"... Complicado? Claro que não... o mais dificíl já foi feito durante o processo de arranque com a detecção do seu hardware, coisa que o mepis também faz soberbamente. Aqui é só responder a algumas questões, como em que disco/partição quer instalar, qual o nome a dar ao computador, passwords para o root... enfim... nada que num ápice não permita ter o Mepis instalado.

:ACTUALIZAR E MANUTENÇÃO
Depois de instalado o utilizador pode-se perguntar se realmente tem verdadeiramente as últimas versões. Ora como qualquer boa versão de Debian, actualizar o sistema passa pelo utilitário apt-get, mas se o utilizador não quiser ir para a consola, e preferir utilizar o rato em vez de treinar dactilografia, então pode utilizar o utilitário Synaptic que permite graficamente instalar/remover/actualizar os pacotes do seu sistema. Para além do mais o Mepis tem uma comunidade de fervorosos simpatizantes que pode ser contactada nos fóruns online, nomeadamente em www.mepislovers.org

:APLICAÇÕES
O Mepis vem de fábrica equipado com uma lista de software impressionante, podendo-se encontrar os mais desejados do mundo do utilizador pessoal: O OpenOffice, o Gimp, o Firefox ou o K3b,...
Depois de instalado o sistema fica bastante completo e caso a sua aplicação favorita não esteja instalada pode sempre instalar com o synaptic.

:ERGO
Antes de concluir queria apenas apontar um defeito ao Mepis (Não podem ser só coisas boas). Na barra do KDE aparecem uma série de pequenos ícones, para diversas tarefas e utilitários realmente importantes. Mas eu não concordo com a utilização de "targets" para o rato tão pequenos. É que a velocidade de aquisição de um target depende da distância e do tamanho a que este se encontra do ponteiro do rato e sendo tão pequeninos a velocidade não será talvez a maior. Em todo o caso estes ícones farão as delícias de quem gosta de ter "à mão" essas ferramentas.

:CONCLUSÃO
O Simply Mepis 3.3 é Simply fantástico. Apresenta a robustez necessária para apaixonar muitos, assim como a sobriedade que falta ao espalhafato de outros. Bem bastante bem composto de aplicações necessárias a 99% dos mortais (Se for como eu que só quero aquilo que não foi inventado, vai ser complicado satisfazê-lo). A comunidade é dedicada e muitas soluções podem ser encontradas lendo os threads dos fóruns. Se está tentado a mudar-se para linux esta é uma boa distribuição por onde começar.

--/ Máquina de Testes /--
Compaq Presario 14XL455
Pentium III - 700MHz
320 RAM

Sem comentários: