sábado, março 16, 2013

Explorações de Distros ao fim de semana

É natural que quem lê este blog normalmente seja utilizador de linux, principalmente de Ubuntu (ou uma das suas variantes), ou quanto muito Debian (an old favorite), mas e o resto do mundo linux?

Este fim de semana lembrei-me de voltar a pegar no meu antigo Asus Eee PC 701 (sim, aquele primeiro como um ecrã tão grande que até o novo Samsung Galaxy 4 consegue ter um maior e com mais resolução).

Nesta máquina tenho instalado o Lubuntu, uma versão do Ubuntu muito leve que utiliza o LXDE como Desktop e que é muito rápido. Um dos problemas desta instalação era que não conseguia puxar pelo processador do Eee PC para os 900MHz, mas ele esteve uns dois anos na gaveta e ontem após todos os upgrades que havia para fazer e após um apt-get install cpufrequtils lá consegui finalmente colocar o processador do Eee PC trabalhar na sua velocidade máxima.

No entanto decidi explorar outras alternativas e descarreguei o Puppy Linux para o tentar correr nesta máquina a partir de uma pen USB. Utilizei o unetboitin para preparar uma pen e a verdade é que o Puppy me surpreendeu bastante pela sua velocidade e fluidez. Claro que aquela escolha de sons de cachorros a latir não me agradou. A distro pode ter nome de cachorro, mas escusavam de a levar à letra. Em relação ao puppy decidi que não será a distro que vai ficar instalada no Eee PC (até porque normalmente o Puppy é para correr a partir da RAM e não de uma instalação) mas vai ficar numa pen que anda comigo e dessa forma servir como distro portátil. Achei-a bastante mais útil que o Damn Small Linux.

Ainda no que diz respeito a outras Distros, estive a ler uma review ao último Open Suse (que foi uma das distros onde comecei a brincar há muitos muitos muitos anos atrás). Talvez um dia destes volte a instalar.

Sem comentários: