sexta-feira, junho 27, 2008

LiPS + LiMo

O mercado do telemóvel está a sofrer uma verdadeira revolução. A Nokia avisou que ia comprar o Symbian para o tornar Open Source (ainda resta saber até onde vai ser este open source, mas isso é outra questão) o que veio abalar bastante tudo o que se passa no mercado. Com o Symbian open source, e com a base de clientes que estes aparelhos tem, aqui está uma plataforma de sucesso, ao contrário do Android do Google que está atrasado, não se sabe quando poderá sair, e não tem utilizadores.

Assim neste panorama, os dois grupos que promoviam o linux (O Android também promove linux, mas tem mais uma layer em Java ali no meio) como plataforma para telemóveis, a LiPS (Linux Phone Standards) e a LiMo (Linux Mobile Foundation), decidiram anunciar que a partir de Julho estariam juntas, ou de forma mais prática que a LiPS se juntaria à LiMo.

Assim o panorama do telemóvel está bastante interessante. Há os sistemas proprietários (iPhone, Windows Mobile e RIM OS) e os Open Source (Symbian, LiMo, Android) sendo que a nível mundial os segundos ganham claramente por culpa do Symbian. No entanto o número de fabricantes que pretendem suportar o LiMo e ou Android tem crescido regularmente o que faz antever um futuro risonho para os aparelhos baseados em linux.

Sem comentários: