Hoje recebi um email do centro de informática bastante típico, infelizmente.
Há cerca de 2 mês os discos rígidos de dois computadores antigos (PIII) morreram-me nas mãos. Um dos computadores tinha um Windows XP instalado (pelo centro de informática) e outro tinha Linux (instalado por mim).
Ora o disco que tinha linux eu sabia que não tinha salvação possível e já tinha feito tudo o que estava ao meu alcance para o tentar salvar. Já o tinha dado por perdido. Na máquina com Windows não me atrevi a tocar, principalmente por causa do Windows.
Enviei os dois computadores para o centro de informática com informações detalhadas sobre cada uma das máquinas, pedindo para que tentassem salvar os dados da máquina Windows e que substituíssem o disco rígido da máquina linux por um novo. Tudo muito bem explicadinho, sem haver confusões.
Hoje chegou o email que me informava do seguinte:
A máquina Windows era irrecuperável... pelo que foi abatida.
A máquina Linux não tinham sequer tentado porque tinha o disco com linux instalado e eles não tinham autorizado a instalação de linux naquela máquina e portanto teria que ser eu a tratar do assunto. Se não o fizesse até dia 3 de Setembro (Eu estive de férias até dia 5) que o disco seria formatado e o Windows reinstalado e entregue a outro gabinete.
Ora aquele disco não tinha nada para ser salvo ali, aliás já tinha sido reformatado e reinstalado e estava "limpo". O problema do disco era mesmo estar a dar o berro (bad sectors a torto e direito). A reparação necessária era "deitar o disco com linux fora e meter um disco novo". Agora a assistência técnica preferiu ignorar a informação que eu lhes dei, e preferiu fazer o "reset do costume".
Façam bom proveito. Tenho pena dos dados de quem receber aquela máquina. Aliás... ainda tenho um monitor e teclado que ficaram para trás quando os PCs foram para reparação. Acho que vou despachar aquilo para o Centro de Informática e já agora perguntar-lhes qual a parte do "este disco está inutilizado por causa de bad-sectors" é que eles não perceberam?
É a típica vontade de não fazer. De só ser assistência enquanto for ir lá e fazer um reboot (ai se eu contasse todas as histórias que apanho com os 'técnicos' de informática). Pelo menos uma coisa é certa, são responsáveis. Aquilo que não sabem, não tocam.
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