domingo, março 05, 2006

Virtual Machines no Ubuntu Breezy

Já tens instalado o Ubuntu mas gostarias de correr outras distros para experimentar? Não te apetece andar a particionar o disco? A VMWare disponibiliza gratuitamente o VMWare Player que permite correr máquinas virtuais sem ser preciso grandes chatices. Eu como gosto de testar novas distros meti as mãos ao trabalho e decidi instalar o VMware no Ubuntu Breezy.


Para começar, os fóruns do Ubuntu tem uma descrição pormenorizada da instalação na qual este artigo se baseia. Se não quiser ler em português pode ir ver a página em inglês de como instalar o WVMware Player no Ubuntu utilizando o QEMU. A ideia desse artigo é permitir a instalação do Drapper numa instalação do Breezy, mas eu aqui quero fazer a coisa de forma mais simples e mais genérica. Assim, vamos lá sujar as mãos:

O que precisamos:
VMWare Player (para linux - versão tar)
Uma imagem vazia
ISO do Damm Small Linux. Escolhi esta por ser pequena (50MB) mas pode ser outra qualquer ou até um CD de Windows (se quiser fazer a instalação)

Pré-requisitos
Pacotes ubuntu:
build-essential
gcc 3.4 e g++ 3.4
linux-headers para a nossa versão do breezy

Vamos começar pelos pré-requisitos:
A partir do terminal (isto podia ser feito a partir do Synaptic... mas o terminal não é nenhum bicho papão e se a sua configuração for semelhante à minha, pode fazer copy paste.)


$ sudo apt-get install build-essential
$ sudo apt-get install g++-3.4
$ sudo apt-get install linux-headers-$(uname -r)


A necessidade do g++-3.4 tem a ver com o seguinte... o breezy foi compilado com a versão 3.4 mas traz instalada a versão 4.0... como ia haver erros de compilação temos que utilizar a mesma versão. Para dizermos que queremos utilizar a versão 3.4 do compilador em vez da 4.0 vamos indicar isso nas nossas variáveis da sessão:


$ export CC=/usr/bin/gcc-3.4


Isto diz para o compilador utilizar esta versão. A alteração não é permanente e só dura enquanto a shell estiver aberta.

Imaginando que fizemos download do WMPlayer para o Desktop vamos agora tratar de o instalar:


$ cd ~/Desktop/
$ tar zxvf VMware-player-*.tar.gz
$ cd vmware-player-distrib/


Agora vamos apenas correr o instalador como super user:


$ sudo ./vmware-install.pl


Agora vai ter que responder a uma série de perguntas juntamente com um aceitar de licença e afins...

basicamente é ENTER ENTER ENTER até ao fim...

se não concordar com alguma coisa mude-a. No meu caso ele detectou duas redes (eth0 e nas0) sendo a eth0 a rede local e nas0 a da ligação adsl usb e tive que mudar o default de eth0 para nas0 para que as máquinas virtuais tivessem acesso à internet.

Depois de instalado o vmware player no ubuntu temos que arranjar imagens preparadas para ele correr. Eu como não quis criar as minhas imagens com o qemu, utilizei uma imagem em branco e alterei o ficheiro de configuração conforme necessário.

Esta imagem vazia está preparada para o Drapper, mas eu vou ilustrar o que fazer para o Damm Small Linux com as alterações necessárias.


$ cd ~
$ mkdir vmware
$ cd vmware
$ mkdir dsl
$ mv ~/Desktop/blank_vmware_image.tar.gz ./dsl
$ cd dsl
$ tar zxvf blank_vmware_image.tar.gz


Agora podemos renomear os dois ficheiros criados para algo mais simpático: por exemplo dsl.vmdk e dsl.vmx

temos que copiar a iso do dsl para a mesma pasta desta imagem e vamos editar o dsl.vmx com um editor de texto normal (eu uso o VIM)

Aqui o importante é editar e ter em atenção três coisas:

a memória disponível para a máquina virtual:

memsize = "128"
(eu aqui usei 128MB porque para o DSL não é preciso mais... )

e o endereço do ficheiro ISO:
ide1:0.fileName = "/home/david/vmware/dsl/dapper-install-i386.iso"

e ao tipo de device que isto é
ide1:0.deviceType = "cdrom-image"

Agora é só gravar e a partir da consola correr o ficheiro


$ vmplayer


e depois indidcar o ficheiro dsl.vmx para abrir o virtual desktop... no fim deve ter algo como isto:






Se quiser, pode correr a partir de um CD. Para isso tem que ter um CD de instalação ou Live CD e mudar as linhas

ide1:0.fileName = "auto detect"
ide1:0.deviceType = "atapi-cdrom"

Por fim... atenção que o ficheiro de imagem do vmplayer foi criado com um tamanho de 20GB e se começar a criar coisas lá, ele vai começar a crescer e a ocupar esse espaço. Se pretender pode até fazer a instalação do Windows utilizando este método. Pode correr o Win 98 facilmente numa máquina virtual (embora eu não saiba bem para quê...)


1 comentário:

Anónimo disse...

Se pretender pode até fazer a instalação do Windows utilizando este método. Pode correr o Win 98 facilmente numa máquina virtual (embora eu não saiba bem para quê...)

Olá

Para ajudar a reflectir um pouco sobre este último comentário, vou dizer que aplicação fiz com uma maquina virtual do windows:

1) instala-se a partilha de ficheiros para o My Documents da maquina virtual Windows98 ser acessível ao user do Ubuntu;
1.1) instala-se os drivers da Lexmark X125 na maquina virtual;
resultado: servidor de impressora e scanner a funcionar perfeitamente, apesar de os drivers da Lexmark X125 para Linux serem "experimentais"

2) acrescenta-se aos adaptadores de rede desse Guest OS windows98 o Microsoft Virtual network adapter;
2.1) cria-se a ligação à VPN PPTP da empresa
2.2) faz-se mount da drive de forma a que do Ubuntu se consiga ligar à drive que foi criada na maquina virtual;
Resultado: Como o servidor remoto Windows2003 tem activado por defeito um sistema de cifra que impede Macs e Linux boxes de fazer "browse" dos shared folders (não obstante elas conseguirem fazer log-in no servidor PPTP), foi preciso inventar um bocado para resolver em Linux aquilo que o sysadmin se recusou a evitar do lado do servidor Win2k3...

Estas são as minhas aplicações para a virtualização. Cheira-me que do lado da Apple vêm aí aplicações ainda mais interessantes muito em breve :)

Cumprimentos,

Nuno Lima