quinta-feira, março 30, 2006

Verificar devices PCI no linux antes de comprar

Imaginemos que quer comrpar um computador novo e quer ter a certeza que todos os dispositivos PCI funcionam com linux para não comprar gato por lebre. Kenshi Muto criou uma interface para verificar se o seu software é suportado em Linux e já agora saber quais os drivers que serão utilizados.

Para verificar o hardware faça o seguinte quando for comprar um computador novo.

Primeiro deixe o vendedor falar do computador. Depois calmamente pergunte-lhe se podem vender a máquina sem sistema operativo a ver se sempre poupa uns trocos na licensa do Windows.

Diga-lhe que a máquina vai ser utilizada para instalar Linux e que precisa saber se o hardware é suportado. Peça para correr um Live CD (Leve um Knoppix, ou um UBUNTU live). Se não o deixarem correr um Live CD... mude de loja.

Depois de verificar que o sistema arranca, abra um terminal e faça:


$ lspci -n >output.txt



Agora tem um ficheiro output.txt com o a identificação dos devices PCI que a máquina tem instalado.

Agora só tem que enviar este ficheiro para uma Pen ou se o computador tiver net pode verificar na página do Kenshi Muto se todo o hardware PCI é suportado. Se algum não for compatível, informe o vendedor. Explique-lhe porque não vai comprar o computador. Talvez consiga promover alguma alteração, ou então um desconto.

Sem comentários: