quinta-feira, dezembro 11, 2003

Transparências no Windows

Naturalmente já muitos viram os belos desktops que os utilizadores de Linux possuem. Aquelas janelas semi transparentes são uma beleza. Mostrando os conteúdos das janelas sub-expostas, tudo parece mais visível.

No Windows Xp tal também é possível de se conseguir. Até aqui, não há grande novidade. Os utilizadores de placas gráficas mais rápidas (e mais caras) foram os primeiros a conhecer essas funcionalidades. Depois o efeito democratizou-se e até as placas mais leves o adoptaram. Agora, vamos imaginar que estamos a trabalhar com um computador portátil onde a memória de vídeo é partilhada com a RAM. A placa gráfica é já antiga... e até ao momento nem imaginávamos que tal fosse possível no portátil.

Ora num passeio, descobri um pequeno utilitário, que permite definir para uma qualquer janela aberta, um nível de opacidade entre 10% e 100%. Chama-se Vitrite. O programa em si é muito pequeno. A versão zip ocupa uns meros 44kb e não necessita de instalação. Basta correr o programa e estamos logo prontos a experimentar a funcionalidade. Para fazermos a janela activa ficar transparente, basta utilizar a combinação SHIFT+CTRL+ numero de 1,2,...,0. Por outro lado se Fizermos SHIFT+CTRL++ fixamos a janela activa no topo. Para “desfixar” basta voltar a premir a combinação.

Em resumo, um excelente utilitário, que vai despertar paixões. Ou se gosta, ou se odeia. Mas que sendo tão pequeno, e não necessitando de instalação, vale a pena experimentar. O meu conselho? Antes de utilizar coloque no fundo do ecrã uma imagem espectacular, de cores suaves.

Sem comentários: