quinta-feira, dezembro 18, 2003

Opinião – Deve o Brasil seguir a Microsoft?

Depois de perdida a câmara de Munique para o Linux, mais precisamente a Suse, a Microsoft Corporation tenta agora não deixar escapara o maior mercado de computadores da América Latina: o Brasil. E dessa forma o próprio Bill Gates está disposto a fazer concessões. Ou a dar graxa ao cágado, para falar depressa.

Convidou Lula, o presidente brasileiro, para uma visita aos Estados Unidos para uma reunião com grandes nomes da indústria a fim de definir estratégias para a o futuro da tecnologia do Brasil. Isto porque a história tem outra metade, é a de que neste momento a Microsoft Corporation tem um projecto de instalação nas escolas brasileiras do Windows. Acontece que a oposição brasileira pediu a suspensão para avaliar a possibilidade de fazer o projecto com Linux, gratuito.

Mesmo que não venha a ser adoptado, pelo menos o Linux está já a conseguir fazer um feito, que é obrigar a Microsoft a baixar o preço do Windows e a ter que mais em troca pelo dinheiro gasto. Resta saber quem se adaptará mais depressa, se a Microsoft se a comunidade Linux.

Sem comentários: