sexta-feira, abril 22, 2011

As patentes no Linux. Mais uma derrota para o Open Source

Linux patent suit ruled against Google | The Social - CNET News: "A Texas jury has ruled against Google in a suit that alleged some of its use of open-source Linux code amounted to patent infringement, something that could have big implications for other companies using Linux technology and other open-source systems. In the verdict, delivered last week, the jury decided that Google should pay $5 million for the infringement."

O problema parece ser que o código que agora o tribunal considerou estar a infringir a patente está no Kernel. A Red Hat argumentou contra a patente considerando-a inválida, mas o tribunal não aceitou.

O problema disto no final não é só para o Open Source em geral, mas é também um problema para toda a inovação. Se olharmos para a patentes atribuídas que descrevem o óbvio e que nitidamente foram aceites por incompetência dos serviços de patentes e se agora virmos que estas patentes são utilizadas para extorquir dinheiro... o futuro das tecnologias de informação e computação são muito negras. Infelizmente.


Sem comentários: