domingo, outubro 17, 2010

Como Converter Flac para Mp3

O CD está a morrer, pelo menos assim dizem os responsáveis da indústria, mas a verdade é que quando recebemos algum CD, já quase não temos onde os fazer tocar. Eu inclusive tenho por habito fazer conversões de backup da minha música. O que faço normalmente é um backup para um formato losseless o FLAC que depois é guardado e também para formato MP3 para levar no meu player portátil.


O meu processo é normalmente o seguinte:

Converter música de CD para Flac:

Utilizo o Rythmbox que permite importar a música do CD, com os nomes dos artistas correctos, assim como o nome das faixas.

Converter música de Flac para Mp3:

Podia utilizar o Rythmbox para fazer nova importação, mas para fazer a conversão de FLAC para MP3* prefiro utilizar um software dedicado. Utilizo normalmente o SoundConverter. O SoundConverter não vem instalado por defeito mas no novo 10.10 é algo tão fácil quanto aceder ao menu Applications e depois ir ao Ubuntu Software Center e procurar por SoundConverter.


No final... um mp3 pronto a levar para qualquer parte.


* - o suporte para mp3 não está activado por defeito no Ubuntu sendo necessário instalar o pacote do GStreamer "ugly" gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse que se faz no mesmo Ubuntu Software Center. Se não quiser MP3 pode também utilizar Ogg, AAC, Wave, ou novamente flac... muitas opções portanto.

Sem comentários: