terça-feira, dezembro 09, 2008

Ainda as definições de proxy

Este tema já aqui foi apresentado várias vezes, mas mesmo assim este fim-de-semana andei às voltas com as definições de proxy, principalmente no que diz respeito às actualizações.

Para quem se liga à net através de um proxy, por vezes surgem dificuldades em conseguir fazer actualizações ao sistema. O meu problema foi exactamente o inverso. Estava em casa, sem proxy, e sempre que tentava utilizar o synaptic (ou na linha de comandos o apt) recebia uma mensagem de erro de proxy não encontrado. O meu PC estava com as configurações de proxy do minha universidade. Tentei as opções mais óbvias: no synaptic fui a Settings>Preferences>Network e seleccionei a opção "Direct connection to the internet". O resultado continuava o mesmo; sempre a queixar-se do proxy. Então, e como referido pelo David à algum tempo atrás aqui no Linux-facil, fui à linha de comando e escrevi

export http_proxy=

Sim, só assim, uma vez que o que eu queria era uma ligação à internet sem proxy. Mas no entanto nada funcionava. Até que tive uma daquelas ideias brilhantes, tipo lógica da batata: se o sistema está à procura de um proxy, estas definições tem que estar escritas em algum lado. Comecei por procurar no meu sistema qualquer ficheiro que tivesse escrito o nome do proxy que ele estava à procura (no meu caso proxy.uminho.pt). Fiz esta pesquisa utilizando a ferramenta de busca do Gnome (Places>Search for files...>Select more options>Contains the text). O que encontrei fez-me lembrar que muitas vezes as respostas para os nosso problemas se encontram nos sítios mais óbvios. Havia um ficheiro apt.conf (localizado em /etc/apt/) que tinha a definição de proxy, que por alguma razão não estava a ser modificada através da GUI do synaptic. Apaguei a referencia ao proxy e tudo está a funcionar bem. Agora estou de volta à ligação com proxy, alterei as definições de proxy através da interface do Gnome (System>Preferences>Network Proxy) e está tudo a funcionar bem.

Depois do problema resolvido pus-me a pensar no que terá causado este problema. Muito provavelmente terá sido o facto de eu ter instalado o Ubuntu no meu portátil enquanto estava ligado à net através do proxy. No processo de instalação configurei a ligação à net com o proxy para puder instalar directamente as versões mais actuais de cada pacote, e essa configuração ficou "colada" ao meu synaptic naquele bendito ficheiro apt.conf.

Sem comentários: