segunda-feira, julho 04, 2005

activar root no ubuntu

Quem instala o ubuntu pela primeira vez, repara que não existe a conta de utilizador root. Embora haja uma razão para tal, a conta de root é demasiado poderosa para ser utilizada normalmente, há alturas em que dá jeito trabalhar como root em vez de estar sempre a fazer sudos...
Para activar a conta de root no ubuntu "hoary hedgehog - 5.04" e em muitas distros que também tem o utilizador root desligado basta fazer o seguinte:

1. Abrir uma consola de terminal
2. fazer

david@ubuntu:~$ sudo passwd root

o ubuntu vai-lhe pedir a password do utilizador david para correr o sudo e depois vai-lhe pedir uma password nova para a conta de root. Vai ter que a repetir. Lembre-se de escolher algo bastante complicado...

3. A conta de root vai ficar activada e pode experimentar fazer

david@ubuntu:~$ su

para usar a consola de terminal como SuperUser

Para DESACTIVAR a conta de root, e vivamente aconselho a fazer isto depois de fazer as alterações que precisa, deve fazer a partir de um terminal (consola):

david@ubuntu:~$sudo passwd -l root

E o desktop? Posso utilizar a conta de root no GNOME?

ROOT LOGIN NO GNOME

Para fazer login como root no abiente gráfico... (Gnome)

Depois de ter feito a activação da conta de root (ver acima) ir a

# System -> Administration -> Login Screen Setup
# Login Screen Setup


Ir a:

Security Tab -> Options -> Allow root to login with GDM (Checked)

E pronto, já pode fazer login como root no ubuntu. A conta de root deve apenas servir para manutenções excepcionais e não como conta de utilização permanente. Depois de fazer as suas alterações, desactive tudo e trabalhe com a conta de utilizador normal. Fica avisado.

Sem comentários: