domingo, novembro 02, 2003

Limpezas do Windows XP

Uma das grandes dificuldades sentidas por quem costuma trabalhar com portáteis é a necessidade de espaço. Se nos modernos computadores este problema não é muito sentido, devido aos enormes discos duros que hoje em dia normalmente os equipam, nos computadores portáteis o espaço é um bem precioso e então se se tiver mais que um sistema operativo instalado, ainda mais crítico se torna.
Outra questão que normalmente me colocam quando tem um computador a ficar cheio, é a seguinte:

O meu Pc está lento e ainda por cima estou a ficar sem espaço em disco. Devo formatar ou há alguma forma de limpar o disco que seja eficiente?

Ora uma formatação de vez em quando é sempre bem vinda a qualquer computador, seja portátil ou não. Eu advogo que uma por ano só faz bem. Conheço quem faça uma por mês. Tanto também não será necessário, mas... depende sempre do utilizador e da utilização que se dá ao computador. Mas se por acaso não quer fazer uma formatação, que dá sempre mais trabalho, aqui fica um truque que o pode ajudar a limpar o Windows XP

Provavelmente já utilizou o utilitário de limpeza do Windows XP, Disk Cleanup. Este utilitário é bastante prático, embora não seja tão potente sem que ajustemos alguns parâmetros. De que falo? Acontece que, com quase tudo no Windows, a Microsoft escondeu algumas funcionalidades do programa. Assim, para aceder a todas as funcionalidades temos que correr o programa da linha de comando. Para isso devemos:

1. Abir a linha de comando executando cmd na janela Run
2. Executar cleanmgr /sageset:99

Este comando vai fazer aparecer a janela onde podemos definir quais os items a limpar. Normalmente sou um pouco drástico e activo todas as opções. O espaço é sempre bem vindo. Depois para efectuar a limpeza basta executar o comando:

3. Executar cleanmgr /sagerun:99

Desta forma o computador vai iniciar o processo de limpeza, que pode demorar um pouco. A execução desta limpeza permite por outro lado, automatizar o processo de limpeza. Imaginemos que por exemplo pretende limpar o disco duro todas as sextas feiras durante a noite, de forma a não apanhar ninguém no escritório. Se colocar no Scheduled Tasks o programa anterior, ele vai ser chamado mas não executado e a limpeza não será efectuada. O truque está em criar um ficheiro batch (cleanXP.bat por exemplo) no notepad com o comando anterior. Depois é agendar apenas o ficheiro batch. Desta forma conseguirá uma limpeza automática todas as semanas. Da mesma forma pode programar uma desfragmentação do disco duro através do ficheiro batch ou mesmo um backup do sistema.

Sem comentários: