terça-feira, novembro 05, 2002

O Pacote Open Office

Versão 1.0.1


Ora como foi falado decidi fazer uma análise ao pacote Open Office na sua versão 1.0.1
E como tal achei que a melhor forma de o fazer seria utilizar o pacote para escrever estes textos. Para já neste primeiro post queria falar-vos do pacote na sua globalidade e somente depois começarei a explorar cada um dos programas em separado.
O pacote Open Office é constituído por vários programas:

O Writer
O Calc
O Draw
O Impress
O HTML Editor

Obviamente não será difícil perceber que correspondem directamente a versões da Microsoft do Word, do Excel, do Publisher, do PowerPoint e do Frontpage. Mas será que valem a pena?
Para já a impressão global, analisaremos em detalhe cada um dos programas em posts seguintes:
O Open Office é robusto, ainda está em fase de lançamento e é apenas a versão 1.0.1. Quem estiver demasiado habituado ao aspecto “bonitinho” da Microsoft com certeza não estará à vontade nos primeiros instantes em que manusear este software, mas... aqui é que reside a questão, este software é gratuito. Qualquer pessoa o pode descarregar da Internet e instalá-lo no seu computador, sem ter mesmo que se preocupar com registos e licenças. E assim sendo, é perfeitamente legal. Isto tudo num pacote que “pesa” 53 MB antes de instalar e onde a instalação não ultrapassa os 140 MB (alguém se lembra dos 550MB do Office da Microsoft). Óptimo para pcs com alguns problemas de espaço e de velocidade.
Para empresas que pensem em produzir, mas que não estão dispostas a pagar os preços brutais que os software e as constante actualizações necessárias implicam, é sem dúvida uma excelente solução. E para os outros também. Iremos ver porquê mais detalhadamente nos próximos posts. Para já uma achega ao próximo post sobre o OO Writer: Tem uma função que completa a escrita automaticamente. Uns podem gostar... outros nem por isso, mas pelo menos é algo que tem.

Sem comentários: