sexta-feira, novembro 18, 2005

Network e Internet no Ubuntu 5.10 com Static IP Adress

Decidi colocar os dois computadores em rede e a partilhar a internet. Como tenho a ligação (ppp0) à internet no portátil, seria através deste que partilharia ao outro computador a mesma.

Tendo apenas dois computadores não é necessário que os IPs sejam atribuidos por DHCP e decidi configurar manualmente. Também de referir que os conectei através de um cabo LAN crossover.

Assim, a pergunta que se faz é:

Como ter Network e Internet no Ubuntu 5.10 com Static IP Adress?



No nosso computador fazemos:

1. Ligar os computadores com um cabo LAN crossover nas devidas entradas de rede;

2. Colocar a internet a funcionar num dos computadores, neste caso, ler o post Kanguru no Ubuntu;

3. Configurar a placa de rede no Ubuntu 5.10, através do menu System->Administration->Networking;

4. Seleccionar a placa de rede e clicar em Properties;

Image hosted by TinyPic.com

5. Activar a placa clicando em Enable this connection; seleccionar Static IP Adress; no IP Adress atribuir 192.168.10.100; na Subnet mask é 255.255.255.0; e no Gateway adress é deixado em branco. Pressionar OK.

Image hosted by TinyPic.com

6. Voltar à janela anterior, e antes de clicar em Activate, certificar que em Default Gateway Device não se encontra atribuido.

7. Instalar a firewall Firestarter. Com o apt-get ou synaptic e instalar o pacote firestarter. Correr o programa e utilizar o wizard do programa para o configurar.

No outro computador fazer:

Caso seja outro Ubuntu, retomar os pontos 3, 4 e 5 com as seguintes diferenças no ponto 5: no IP Adress atribuimos o 192.168.10.101; na Subnet mask é 255.255.255.0; e no Gateway adress é 192.168.10.100; Pressionar OK; voltar à janela anterior e na tab DNS introduzir os valores do que se encontram na tab DNS do computador acima, ponto 3.

Se...

Caso seja um computador em OS Microsoft entrar na janela Network Connections; propriedades da Local Area Connection; seleccionar as propriedades de Internet Protocol (TCP/IP); e activar Use the following IP address; e introduzir os valores de IP, subnet e gateway como no ponto anterior; e em Use the following DNS server adresses colocar os valores primários e secundários DNS atribuidos na tab DNS, do ponto 3.

Todos os computadores desta mini rede já devem partilhar a internet.

Sem comentários: