segunda-feira, abril 02, 2012

Experimentando o Ubuntu 12.04 Beta (LTS)

Apesar de gostar imenso dos ciclos de 6 meses dos lançamentos do Ubuntu a verdade é que sou também um grande adepto das LTS (Long Term Support) e normalmente quando sai uma, salto normalmente 1 ou 2 releases normais seguintes. Isto porque normalmente as LTS são realmente boas, estáveis e uns valentes cavalos de trabalho.

ubuntu1204.png

Daí que esteja bastante entusiasmado com 12.04 que está quase a sair pelo que decidi instalar a versão Beta já disponível para me ambientar às novidades e porque queria experimentar o julia.

Para já o que posso dizer é que gosto, apesar de na primeira instalação no VM Fusion não ter funcionado (o ecrã ficou com dimensões gigantones - N vezes a resolução do ecrã real com N grande - e não se conseguia ler/ver os icones de tão pequenos). Na segunda tentativa utilizei o VirtualBox onde logo no arranque falhou queixando-se que precisava um processador com pae.

Bastou ter que ir às settings da máquina virtual e activar essa opção do processador.

Por fim à terceira consegui instalar o Ubuntu e... não há nada a dizer! A Instalação do Ubuntu é rápida, trouble free, e passados 10 minutos tinha uma instalação pronta a trabalhar.

Ainda vai demorar mais uns dias até sair a versão final, mas este Precise Pangolin promete mudar-se da máquina virtual para máquinas reais muito em breve!

Tip: A resolução do Virtual Box é 1024x768. Instalem o Driver (que o 12.04 reconheceu automaticamente) do VirtualBox e façam um restart para ter todo o galore do Ubuntu!

Sem comentários: