quinta-feira, julho 29, 2010

Como alterar a password em linux

Alterar a password de um utilizador normal em linux é muito simples, mas parece haver alguma confusão em alguns utilizadores, principalmente novatos.

A melhor forma de mudar a password em linux é utilizando uma consola (ou terminal) e digitando o comando

~$ passwd

e seguir as instruções...

Até aqui nada de problemático. Normalmente o problema está que certos utilizadores querem mudar a password do utilizador “root” e não sabem como o fazer. Há duas faces para este problema e a mesma solução final para ambas. O caminho para lá chegar é que pode ser diferente.

Uma delas é o utilizador ter privilégios de administrador e estar a esquecer-se de utilizar um “sudo” para escalar os seus privilégios

~$ sudo passwd

e a outra questão é mesmo o utilizador não se lembrar mais da password do “root” e não conseguir utilizar o “sudo”

Se o utilizador tiver acesso à máquina então o problema resume-se a fazer um reboot da máquina e arrancar o sistema operativo em single user mode.

Para isso, quando aparece o ecrã de boot do grub é preciso adicionar à linha de arranque o comando “single”. Isto fará com que a máquina arranque num modo especial, normalmente utilizado para manutenção com uma prompt de “root”. Então aí basta novamente utilizar o comando “passwd” e mudar a password.

Sem comentários: