domingo, setembro 28, 2008

Como fazer boot de uma pen-drive

Há uns tempos atrás o David descreveu aqui como instalar Ubuntu no Asus EeePc a partir de uma pendrive. Mas com o advento dos netbooks torna-se importante saber como se pode instalar qualquer OS linux em máquinas que não têm leitor de CD.

Para fazer boot de uma pendrive são necessárias duas coisas: ter instalado na pendrive um bootloader e um sistema operativo. Um sistema operativo é fácil de arranjar, uma vez que quase todas as distribuições Linux têm uma versão LiveCD. O bootloader também é muito fácil de arranjar. O menos óbvio é a disposição de toda esta informação dentro da pendrive. Mas mesmo isso tem uma solução fácil.

A equipa que desenvolveu o Ubuntu-eee desenvolveu uma aplicação para fazer esta organização da informação e respectiva instalação do bootloader. Mas essa aplicação não é mais que uma adaptação da aplicação Unetbootin, que permite criar uma pendrive de arranque e instalação de muitos sistemas Linux a partir de ficheiros iso, disponíveis nos sites das respectivas distribuições.

O processo é bastante simples.
Primeiro há que fazer download da aplicação Unetbootin, disponível para plataformas Windows ou Linux. Para o Mac OSX parece-me que esta aplicação ainda não se encontra disponível.
O segundo passo é seleccionar qual a distribuição Linux que quer instalar. O Unetbootin está configurado para trabalhar com uma variedade de distribuições, mas que mesmo assim não engloba todas as existentes. Ao correr o programa é possível percorrer a lista para verificar quais as que estão disponíveis. No site do Unetbootin também é possível aceder a esta informação, bem como às instruções que eu estou agora a descrever.
Escolhida a distribuição o programa vai fazer o download da informação necessária, sendo por isso necessário estar ligado à net. Se preferir, ou se já tiver efectuado o download do ficheiro iso da distribuição que pretende instalar, pode utilizar esse ficheiro.
O último passo é apenas deixar que o Unetbootin cumpra a sua função. O programa vai copiar para a pendrive tudo o que necessita, instalar a bootloader, e por fim, quando re-iniciar o seu computador, este vai arrancar da pendrive e poderá instalar o sistema operativo que escolheu.

A capacidade da pendrive vai depender da distribuição que pretende instalar. Por exemplo, se pretende instalar Damn Small Linux apenas será necessário 50 MB. Mas para a maioria das distribuições será necessário uma pendrive de pelo menos 1GB. Depois de ter efectuado esta operação, e se a capacidade da sua pendrive o permitir, poderá continuar a utiliza-le de uma forma normal, sem ter que remover informação alguma. Desta forma, e se tiver optado por uma distribuição que o permita, como por exemplo Ubuntu, terá sempre consigo uma LiveUSB, sendo desta forma possível trabalhar num ambiente Linux em qualquer computador sem ter que instalar nada.

1 comentário:

Ricardo disse...

O unebootin é a melhor opção para USB boot ou existe outra? O isomaster faz a mesma coisa?