quarta-feira, abril 23, 2008

Ubuntu 8.04 é Linux

O título é um pouco polémico mas eu assumo-o! Cada vez mais Ubuntu é sinónimo de linux para o utilizador comum.

Amanhã vai sair o Hardy Heron, o 8.04, o LTS (Long Term Support) ou mais simplesmente o Ubuntu. E quer se goste quer não, esta é a melhor versão do Ubuntu alguma vez lançada e de longe uma das melhores distribuições existentes no panorama linux.

Para quem nunca utilizou linux na vida está ainda mais simples experimentar sem dores, sem analgésicos, sem mexer no amado windows.

Falta 1 dia para o release e imediatamente aqui em casa vou fazer o upgrade em duas máquinas diferentes (um servidor e um desktop). Mas voltando ainda ao título polémico: Obviamente que para quem já anda nisto do linux, o Ubuntu não o linux (e já nem me meto na discussão GNU/linux), é só uma das imensas distribuições de linux existentes, mas a verdade é que sendo tão ubíqua é confundida por aqueles que não andam nestas andanças como sendo de facto "o" linux.

Esta confusão tem as suas vantagens. Eu explico: Imaginem que por alguma carga de água um noviço confundia linux com ... digamos Gentoo! O mundo linux assim não ia conseguir atrair ninguém... Assim esta confusão até que é benéfica para o próprio novato que confundindo linux com Ubuntu acaba por cair nas mãos de uma distro muito fácil e intuitiva de utilizar. Dou um exemplo. Um amigo meu, fez download e experimentou e gostou e só teve problemas com ... o VirtualBox que não lhe dava um ecrã com a resolução certa! Fora isso... o Ubuntu foi tudo o que ele esperava do linux.

É mau, sabendo, afirmar que o Ubuntu é o Linux, mas para um novato que ande ainda às apalpadelas entre o bash e cronjob não é desculpável fazer esta confusão? Por mim, quantos mais utilizarem ubuntu, linux, gentoo ou LFS (Linux from scratch) melhor... não me importa o nome que lhe dão... com o tempo aprendem. Afinal tudo na vida é aprendizagem. E agora vamos lá fazer download do Ubuntu 8.04

UPDATE: como foi óbvio houve aqui um erro de números: num ou dois sitios escrevi 8.10 em vez de 8.04... o 8.10 só vai ser lançado em Outubro..

1 comentário:

Francisco disse...

Olá a toda a equipa do Linux Fácil,

Sou um feliz utilizador de Ubuntu e estou a pensar comprar um GPS já no inicio de Maio, neste momento estou indeciso entre um Navigon 2100, Garmin Nuvi 200 ou um Tom Tom One.

Tenho uma duvida a colocar-vos relativamente à eventual incompatibilidade entre o GPS e o Ubuntu.

Pelo que tenho lido no site dos fabricantes de GPS, muitos deles tem como base um Windows Mobile... isso causa alguma incompatibilidade com o Ubuntu quando eu decidir fazer um download de actulização de mapas por exemplo?

Desculpem estar a pedir para me esclarecerem, mas sabem se alguma destas marcas que referi é melhor? (falo somente em facilidade de ligação ao pc com Ubuntu instalado).

Falem da vossa experiência, digam outra marca que conheçam e que na vossa opinião seja melhor para o meu caso... etc.

É que eu não tenho Windows e estou com medo de comprar um que depois dê "buraco"...

Obrigado.