sexta-feira, abril 25, 2008

Ubuntu 8.04 - primeiras impressões



No dia seguinte ao download e instalação do Ubuntu 8.04 Hardy Heron, o que se pode dizer sobre o novo sistema operativo? Primeiro que tudo o look and feel está mais refinado que nunca. A equipa que trabalhou no “bem estar” do utilizador fornece nesta versão mais perfeição a nível de fontes, backgrounds, e usabiliade. O novo Ubuntu está efectivamente mais belo.

Agora vamos aquelas coisas mais chatas, tipo quais a versões que este Linux traz.

A começar pelo Kernel, um "uname -a" dá informação de que se trata do kernel 2.6.24. O Gnome é o 2.22.1 e em termos de aplicações instaladas temos o OpenOffice 2.4, o Firefox 5.0 beta 5 que funciona muito bem. Agora que temos isto despachado, vamos às impressões finais.

O 8.04 é até à data a melhor distribuição de linux no mercado, mas não tomem a minha palavra como certa. Verifiquem por vocês mesmo. Numa altura em que a Red Hat parece hesitante em relação ao futuro do Linux no Desktop, a SuSE anda a tentar perceber o caminho no seio do mundo Microsoft, há felizmente o mundo Debian e o mundo Slackware para salvar a honra do convento. A escolha aqui, para quem procurar um sistema mais user friendly é simples. Debian, na versão Ubuntu e este 8.04 está fabulosamente simples.

Nos próximos tempos vou escrever por aqui alguns artigos sobre algumas tarefas de configuração deste Ubuntu para ficar à minha medida, que pode ser também em parte a vossa. Para já vale a pena fazer o Download do 8.04 (experimentem o darkstar.ist.utl.pt para tráfego nacional) e comecem a brincar com o Ubuntu Hardy Heron.

1 comentário:

Rodrigo disse...

boas...

desde já, parabéns pelo blog.

Acerca do tema, e por experiência própria, nao gostei muito da nova versão pois deu-me montes de problemas.
1º ponto negativo: quase duas horas a instalar ... (surpreendente)

2º Não achou muita piada à placa gráfica nvidia onbord

3º em termos de performance, deixou-me muito a desejar.

4º a opção pelo Firefox beta não sei se é a mais sensata, pois sendo uma versão beta, muitos dos plugins não estao disponíveis, para alem que tive problemas com o flash pois o firefox não me deixa instalar o plugin.

5º Para novos utilizadores, o ambiente gráfico durante a instalação parece mais convincente

em jeito de conclusão, vou voltar a instalar a versão anterior que nunca me deu problemas.

Ps: isto foi uma experiência pessoal, não implicando que seja algo que possa acontecer com todos os utilizadores.

abraço e continua a blogar