quarta-feira, março 12, 2008

Falta Paixão ao Linux?

Desde há algum tempo que me tenho questionado a propósito de porque é que o linux ainda é tão pouco adoptado pelos utilizadores ditos normais. Sem dúvida que o bug #1 continua a ser predominante, mas temos um exemplo no caso da Apple. Desde que mudou de plataforma de Power PC para Intel que a cota de mercado mais que duplicou. Porque é que o linux não consegue ter esse fenómeno de explodir em termos de adopção de massas?

Depois de pensar um pouco no assunto, acho que há alguns pontos onde é importante reflectir:


1. O linux é uma coisa de geeks, que sabem tudo, e que portanto estão muito virados para si mesmos. Estes são verdadeiramente apaixonados pela coisa, mas não são vaidosos dela, pelo que não transmitem para o exterior essa paixão, não servindo para criar elan e apelo para terceiros.

2. A maior parte de utilizadores novos de linux, não procura informação sobre linux para estar dentro das novidades ou para perceber as movimentações do open source. Fá-lo apenas quando precisa de resolver algum problema, ou pretende configurar alguma coisa e não sabe como.

3. O utilizador avançado de linux tem por vezes a arrogância de ser um ser superior e de não ter tempo para explicar a ajudar os outros, mostrando-lhes o quão simples e belo o mundo linux é.

4. Os designers, artistas, criativos e especialistas em usabilidade não estão para aturar as restrições dos programadores linux (que acham que sabem tudo) e portanto é difícil competir com software proprietário que gasta mais em designers do que em engenheiros. Isto é uma pescadinha de rabo na boca porque sendo menos "apelativo" vai atrair menos utilizadores e por seguinte menos vontade dos designers trabalharem em linux e...

5. Para fomentar crescimento da cota do Linux é preciso haver líderes que sejam apaixonados pelo linux (sem parecerem radicais), que mostrem as suas vantagens e acima de tudo que mostrem que linux pode dar status. Isto é algo que demorará muito tempo a dar a volta, mas o sucesso de um produto não depende apenas das suas superiores características técnicas. Onde estão esses líderes?

6. A Paixão! Tudo se resume a paixão. As pessoas procuram sites de gadgets, ou cinema, ou sobre a Apple, ou sobre telemóveis. Coisas que provavelmente não vão comprar mas que desejam. No linux isso não acontece. Como criar desejo no mundo Linux? Como criar Paixão?

Sem comentários: