segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Photoshop funciona Em Linux... via Wine

A semana passada o Google anunciou publicamente que tinha contratado a Codeweavers para fazer com que o Photoshop CS e CS2 funcionassem melhor sobre o Wine. E efectivamente parece que já é possível correr o software da Adobe sem grandes problemas.

O software de tratamento de imagem tem sido um dos grandes entraves, apregoado por alguns, para não mudança para software livre, mesmo que o Gimp faça quase tudo o que o Photoshop faz. Mas honestamente o funcionamento do Phostoshop é muito diferente do Gimp, e para quem utiliza o Photoshop a nível profissional não conseguir convencer uma equipa inteira a mudar para Linux para todos utilizarem os mesmo formatos. Há sempre um gajo que não muda.

Esta novidade não é naturalmente o mesmo que dizer que haveria uma versão nativa do Photoshop e está ainda mais longe ainda de dizer que o Photoshop é lançado como software de código aberto. Ambas as coisas são impossibilidades matemáticas... mas um tipo pode sonhar.

Curiosamente estas melhorias do Wine fazem com que outras aplicações da Adobe funcionem melhor no Wine, nomeadamente o Flash que tinha até agora um mau registo de funcionamento em Linux.

Quanto ao Google parece naturalmente estraho que esteja de tão boa vontade para patrocinar a compatibilidade de um produto em parte rival do seu Picasa que também funciona em Linux, ainda para mais quando esse patrocínio deveria vir da própria Adobe. Go figure... Em todo o caso parece ser a lógica de "Tomar as decisões nas minhas mãos" que prevaleceu. O Google ganhou o crédito de ter facilitado a vida aos utilizadores do Photoshop em Linux e a Adobe leva mais uma assobiadela. Talvez um dia o feitiço se vire contra a própria...

Sem comentários: