quinta-feira, maio 07, 2009

Ubuntu 9.04 no meu Toshiba Satellite A30-714

No meu Toshiba Satellite A30-714 eu tinha ficado preso ao Ubuntu 8.04. Tinha feito algumas tentativas de instalação de 8.10 mas sem sucesso. Com a saída do Jaunty fiquei mesmo com vontade de resolver o meu problema, e afinal a solução é tão simples: fazer dist-upgrade.

Já quando tentei instalar o 8.10 tinha tentado este método, mas sem ter obtido resultados positivos. Na altura fiquei com a sensação que o problema estaria no kernel que vinha com o Intrepid e então desisti. Mas a minha solução passa mesmo pelo kernel. O que fiz então?

O meu sistema estava up-to-date, como é óbvio, e tinha a versão 2.6.24-24 do kernel. Tudo funcionava sem problemas. Então fui a System>Administration>Software Sources e na janela "Updates" escolhi "Normal releases" como opção para Release upgrade. Anteriormente tinha a opção "Never", uma vez que não estava interessado em fazer update da distribuição. Correndo o "Update Manager" instalei então a versão 8.10. E aqui é que vem o meu "truque". Na parte final do processo, já depois de se terem instalado todos os novos componentes, o programa de upgrade mostra uma lista de software que poderá ser removido e pergunta o que se quer fazer. Tem que se responder Keep, uma vez que nessa lista se encontra os pacotes do kernel 2.6.24-24. Fiz Reboot e na janela do grub optei por este mesmo kernel. Tinha então o Intrepid a funcionar com o kernel que funciona com o meu sistema, e não com o kernel 2.6.27-14 que vinha com o Intrepid. Nesta utilizei o CD de instalação do Jaunty que tinha acabado de receber pelo correio para fazer o upgrade para a versão 9.04. Foi só inserir o CD, seleccionar "Correr o Package Manager", que desta forma adiciona o CD à lista de "Software Sources" e voltar a correr o "Update Manager". Neste processo a lista de pacotes a eliminar já não incluía o kernel 2.6.24-24, pelo que se pode optar por remover todos aqueles pacotes. No meu caso mantive tudo.

Ao final de pouco mas de 1 hora (com uma ligação à net muito boa), fiz o upgrade do Hardy para o Jaunty e finalmente tenho o 9.04 a funcionar no meu portátil.

Esta opção tem alguns inconvenientes, como por exemplo deixar de ter upgrades ao kernel, uma vez que como o Jaunty trabalha com 2.6.28-12 não vai fazer o upgrade ao 2.6.24. Mas acho que consigo viver com isso. E talvez me aventure numa compilação do kernel, se quiser mesmo ter uma versão mais recente.

Sem comentários: