quinta-feira, junho 26, 2008

Asus Express Gate, o futuro dos sistemas operativos linux?

A Asus é no momento uma das empresas mais interessantes do mercado. Depois do Eee PC, que finalmente chegou a Portugal, uma outra funcionalidade muito interessante que estão a incluir nas novas motherboards é o splashtop, ou no caso da Asus, Express Gate.



Este sistema permite que imediatamente após carregar o botão de power a board carregue um linux em 5 segundos, pronto apenas com funcionalidades de browser ou skype. Para quem vive online, pode ser algo muito prático. O Splashtop revela-se uma ferramenta muito prática para as coisas essenciais. Pena é que este sistema ainda não esteja incorporado no Eee PC. Isso sim... seria o futuro dos netbooks.

Este tipo de sistema poderá um dia substituir o sistema operativo tradiconal? Penso que totalmente não, porque a instalação em disco permite uma maior flexibilidade, enquanto esta instalação em hardware da board não permite tudo o que uma instalação em disco permite. No entanto penso que o futuro de sistemas mistos passará sem dúvida por aqui.

via Carlos Martins

Sem comentários: