terça-feira, setembro 20, 2005

Desinstalar "programas" no UBUNTU

Se no Windows havia o simples Add/Remove programs, no Linux Ubuntu, é muito simples instalar ou desinstalar pacotes (no ubuntu os programas vem em chamados pacotes). Se não quiser utilizar o terminal de comandos e ter que digitar tudo à mão, saber o nome do pacote, etc, etc, então veja qual a forma mais fácil de o fazer.

1. Vá a System -> Administration -> Synaptic Package Manager
2. Provavelmente vai-lhe ser pedida a sua password de utilizador. Isto deve-se a que são precisas autorizações de superuser para instalar ou desinstalar pacotes.
3. Procure o pacote que quer instalar ou desinstalar. Para isso utilize a barra do lado esquerdo com as categorias dos pacotes ou os formulários de pesquisa em baixo. Se por acaso já souber qual o nome do pacote que quer desinstalar, pode clicar na janela que os lista e começar a escrever o nome dele. O Synaptic vai automaticamente para a primeira ficha que corresponder ao que for escrevendo.
4. Seleccione a caixa do pacote que quer desinstalar e faça "Mark for removal"
5. Faça "Apply" e espere um pouco.
6. Já está! Para instalar pacotes pode fazer o processo inverso e seleccionar "Mark for Installation"

2 comentários:

snteles disse...

Gostei do tutorial para desinstalar pacotes com o Synaptic no Ubuntu.
Porém gostaria de saber como desinstalar pacotes do tipo '.tar.gz' que foram instalados com o script 'install' e não há scripts do tipo 'uninstall' ou 'remove'.
snteles

Anónimo disse...

Linux é uma merda! Tudo nele é mais complicado.