sexta-feira, junho 03, 2005

Linux no Toshiba 3440CT sem CD-ROM

Este artigo já é um pouco antigo e está portanto desactualizado. Entretanto se tem um computador portátil e tem dúvidas como funciona pode tentar procurar por aqui no Linux Fácil ou então no site Linux on Laptop

Este desafio partiu do Eugénio. Ele usa um portátil Toshiba Portêgê 3440CT - Um pentium III a 500MHz com 128 MB de RAM e um disco de 6GB, no qual queria instalar linux. Nada de especial para um portátil se pensarmos nos modernaços Centrinos ou PIV. Mas a grande vantagem deste portátil é o seu peso de 1.5 Kg. O monitor de TFT é de 11,3'' mas que nada impede a legibilidade, pois tem uma qualidade capaz de bater os mais actuais, com negros verdadeiros e sem reflexos. Mas isto não é uma análise ao portátil.

O que tornou este desafio interessante foi instalar linux sem leitor CD-ROM. Assim a instalação de linux passa pelo arranque de disquetes seguindo-se a instalaçãoo de net ou semelhante.

Por outro lado, em minha casa apenas tinha dois portáteis, ambos com Windows XP, pelo que fazer uma PXE install estava um pouco fora de questão. Ainda para mais a ligação à net era feita por uma ligação ADSL de 2MB feita com um modem Alcatel Speedtouch USB e na configuração actual teria que estar ligado a um dos portáteis com Windows XP sendo que este partilharia a Ineternet para o Toshiba através de um cabo crossover.

A Solução:

A primeira tentativa foi tentar fazer uma instalação a partir das disquetes de arranque do Debian. Para isso bastou fazer download das imagens das disquetes a partir de um mirror oficial, gravá-las para as disquetes (utilizando por exemplo o WinImage) e fazer boot. O programa de instalação começa correr e pergunta qual o método de instalação pretendido. No caso pretende-se uma Net install e ele vai fazer download de todos os ficheiros necessários a partir do mirror de onde se fizer a instalação...

À partida o processo é elegante e não deveria trazer problemas de maior. Deveria? Normalmente não traz... mas aqui trouxe. Depois da instalação a partir dos servidores da Universidade de Évora terem dado barracada 3 X, mudei os servidores para o Darkstar do IST e e a instalação prosseguiu normalmente. 40 minutos a copiar ficheiros directamente do IST... No fim... reboot e configuração dos pacotes... e novo problema... até que uma qualquer incompatibilidade pendurava o processo de configuração...

Arrumei o toshiba e fui para a net ler foruns...

Enquanto lia e relia... olhava para os 4 CDs do Fedora Core 3, pousados em cima da mesa...

Era tão fixe se fosse possível fazer um boot de disquete e fazer uma floppy install. O problema é que não há imagens para fazer o boot de disquetes em Kerneis 2.6.x.... são demasiado grandes.

Isto até que encontrei um artigo na net que me solucionou os problemas... A criação de uma ramdrive a partir de uma disquete de dos, onde o instalador do fedora possa ser colocado... Hm... Valia a pena tentar e depois podia escolher qual o método que preferiria.. ftp, http... para levar o resto da instalação até ao fim.

No meu caso, como tinha os CDs do FEDORA não queria fazer a instalação a partir da net, para não gastar tráfego... poderia resover o problema? Sim... fácil.. Se utilizasse um dos WinXP como servidor Http poderia fazer a instalção localmente. Apenas tinha que ter o repositório do Fedora copiado para o servidor... E faria uma instalação muito mais rápida. Para isso ia precisar do apache (servidor http)...

INSTALAR O FC3 no Toshiba 3440CT
PRÉ-REQUISITOS

  • 5 Disquetes de 1.44Mb - Para arrancar no Boot e iniciar o instalador do Fedora.

O artigo original pode ser encontrado aqui, e o download das imagens das disquetes de dos e o instalador do Fedora aqui. Para gravar as disketes (são 5) tem que utilizar o já falado WinImage.

  • Os 4 CDs do Fedora Core 3
  • Um computador WinXp... com um servidor de http instalado (pode ser um servidor de ftp mas eu escolhi http por facilidade e rapidez... ver adiante.)
  • Um servidor Http (Apache /Microsoft... o que quiser...) No meu caso utilizei o UniServer
  • Um editor de ficheiros de texto puro, decente. O Notepad não presta, convença-se disso. Mesmo que nunca precise de editar código fonte, o Notepad não presta. Experimente por exemplo o SciTE...

O uniserver é um pacote muito interessante, pois traz um bundle (Apache + MySQl + PHP ) que para o caso do Windows, torna a instalação de um servidor num pc, uma coisa tão simples quanto utilizar o WinZip para descomprimir o arquivo. Depois é apenas correr um ficheiro bat para ligar o servidor e outro para o parar... nada mais simples...

Primeiro Passo - A instalação do servidor WinXp e a preparação dos arquivos do Fedora para o Toshiba ler durante a instalação.

Este primeiro fase de preparação do servidor local é muito simples e pode ser resumida nos seguintes passos:

  1. Descomprimir o ficheiro do UniServer para uma pasta à escolha
  2. Correr o programa start.bat existente dentro dessa directoria...
  3. O servidor abre uma página web de administração do servidor automaticamente. Se tiver dúvidas experimente abrir http://localhost/a/ ou http://127.0.0.1/a/ - a subpasta /a/ é a pasta de administração do servidor onde pode configurar os pormenores do seu servidor. Para a instalação do Fedora não é preciso mexer em nada.
  4. Ao arrancar o Uniserver simula uma estrutura de servidor numa drive mapeada W: assim para aceder ao servidor deve ir ao "Meu Computador" e depois a W: Dentro desta pasta encontrará várias subpastas, sendo que a que nos interessa é a subpasta www. aqui vai encontrar uma série de ficheiros. O que nos interessa editar é o ".htaccess" - Sim, é um ficheiro sem nome, apenas com extensão. E, qual é o problema?... Abra-o com o SciTE...(O notepad não gosta deste ficheiro...)
  5. Apague tudo e escreva apenas o seguinte:
  6. Order Deny,Allow
    Allow from all
  7. Agora crie uma pasta chamada Fedora dentro da pasta w:\www
  8. Copie do CD 1 as pastas BASE e RPM da subpasta Fedora para a pasta Fedora de w:\www
  9. Copie as mesmas pastas dos CD2 3 e 4... No final deverá ter dentro da Pasta Fedora do WinXP uma pasta RPM com aproximadamente 1653 ficheiros... e um disco com menos quase 2GB... A cópia dos 4 cds demorou cerca de 25 minutos.
  10. Teste o seu servidor indo ao endereço http://localhost/fedora/ ou melhor ainda pelo endereço http://192.168.0.1 (endereço ip da maquina com os arquivos do fedora na rede ligado ao toshiba com um cabo crossover para partilha de internet do WinXp)

Agora a segunda parte... O Toshiba.

Este modelo recorre a uma dockstation para aumentar as suas funcionalidades, o que faz da versão undocked um portátil muito leve de transportar. Algo que todos os portáteis deveriam verdadeiramente ser. Assim a primeira coisa a fazer neste portátil é configurar o Toshiba para fazer boot a partir da disquete. Para aceder à bios do 3440CT pressione ESC . Aí pode definir qual a ordem preferida de boot. Mude-a para arrancar primeiro de disquete. Se preferir não alterar a BIOS, o Toshiba permite escolher qual o dispositivo de arranque carregando na tecla F2 durante o boot. Escolha Floppy e insira a primeira disquete.

O processo é automático, e as disquetes seguintes vão-lhe sendo pedidas. Depois da quinta disquete, a ramdrive já foi criada e o programa de instalação já corre.

Agora é só seguir os passos, a instalação do Fedora é extraordinariamente simples, e apenas terá que ter atenção que ao escolher o método de instalação tem que escolher HTTP, tem que indicar qual o servidor web que tem os dados, no meu caso http://192.168.0.1/fedora/

O resto da instalação é feita suavemente e sem sobressaltos. à medida que o instalador precisa de pacotes rpm vai buscá-los ao Servidor WinXP e o processo todo demora 40 minutos mais cosias menos coisa.

No fim da instalação, o Fedora pede para fazer o reboot e acabar de ultimiar as últimas configurações. Nada difícil, nada complicado.

O Fedora core 3 está para ser substituído pelo Fedora Core 4 que deve sair esta semana, por isso é natural que depois de instalado, descubra que existem pacotes novos para serem actualizados. No meu caso mais de 180... Pode optar por fazer essas actualizações ou por esperar uns dias e trasnpor esta instalação para o novo Fedora.

CONCLUSÃO

Instalar linux um portátil sem CD-ROM é uma tarefa que parece hercúlea, mas que permite perceber a flexibilidade do linux. Claro que as limitações de um lado implicam perda de tempo noutro. Por exemplo, uma instalação via net não serve para ligações dial-up ... mas haverá sempre uma forma de contornar e conseguir uma boa instalação. Mais não seja instalando um sistema base que depois possa ser actualizado aos poucos.

Sem comentários: